InícioConteúdosVídeosTrês palpites sobre o futuro do profissional da marcenaria
Voltar para todos os posts

Três palpites sobre o futuro do profissional da marcenaria

Os avanços em tecnologia e as necessidades humanas fazem com que os profissionais se atualizem o tempo todo. E você, está preparado?

Vídeos/

Podcast 41 - Joel Alves

O mundo da marcenaria é cheio de particularidades e, em muitos casos, cheio de detalhes técnicos até mesmo para quem é da área. De certa forma, essa realidade ajudou a inspirar Joel Alves, do Studio 1202, a compartilhar dicas desse universo que engloba decoração, reforma e construção de uma forma simples e didática com milhares de seguidores em seu canal do YouTube e em suas redes sociais.

Formado em Design de Interiores, Joel sempre foi movido pela criatividade e pela curiosidade. Neste bate-papo, ele apresenta suas percepções sobre os desafios atuais e futuros da marcenaria.

Conheça três diferenciais e comportamentos que Joel considera essenciais para os profissionais que desejam seguir as tendências do mercado:

1-     Acompanhar as novidades e lançamentos

Para Joel, atualizar-se constantemente é algo imprescindível para os profissionais do ramo. “As empresas estão sempre buscando melhores resultados, então todos os anos têm novidades. Hoje já vemos tecnologia antibacteriana sendo adicionada aos MDFs, permitindo o uso dos painéis em ambientes hospitalares, por exemplo. Também vemos as resinas com menos formol na composição e soluções que permitem um melhor agarre de parafuso. A tecnologia muda o tempo inteiro e precisamos acompanhar isso”, afirma.

Segundo ele, uma boa forma de acompanhar as inovações é estar presente nas feiras, conversar com as marcas e, posteriormente, compartilhar com os clientes os conhecimentos adquiridos.

2-     Orientar os clientes

Quem trabalha no setor moveleiro sabe que não são poucos os mitos envolvidos nos cuidados com MDF. Muitos consumidores têm dificuldade de entender sobre os materiais, desde a sua composição até a forma eficaz de limpá-los. Para Joel, é importante que os marceneiros sejam os porta-vozes dessas informações. “É nosso papel reforçar que o MDF é sim um produto de qualidade, que o álcool não deixa os painéis amarelados e que o excesso de água pode danificar os móveis”, afirma.

O professor reforça que, mais do que entregar produtos de qualidade, os marceneiros devem transmitir as informações essenciais e corretas para os clientes e consumidores. “Compartilhar esses conhecimentos com as pessoas é um grande diferencial, e uma boa dica é entregar para elas uma cartilha com as principais orientações em relação ao uso do mobiliário”, sugere.

3-     Saber se reinventar como profissional

Entre os desafios enfrentados pelos marceneiros, a pequena metragem dos imóveis certamente é um dos principais, afinal, hoje não é difícil encontrar lofts com cerca de 15m² e a tendência só tende a aumentar. “Os apartamentos estão cada vez menores e, diante dessa realidade, vamos precisar nos reinventar com móveis multiúsos”, prevê Joel.

Além de saber se reinventar como profissional, Joel ainda destaca a necessidade dos marceneiros em lidar com diferentes tarefas. “Tem que executar o projeto, criar contrato, orientar os clientes e entregar um produto duradouro, pois esse é o diferencial que garantirá a indicação do trabalho para amigos e familiares”, diz.

Dê o play e assista ao episódio completo: