Os avanços em tecnologia e as necessidades humanas fazem com que os profissionais se atualizem o tempo todo. E você, está preparado?
Vídeos/O mundo da marcenaria é cheio de particularidades e, em muitos casos, cheio de detalhes técnicos até mesmo para quem é da área. De certa forma, essa realidade ajudou a inspirar Joel Alves, do Studio 1202, a compartilhar dicas desse universo que engloba decoração, reforma e construção de uma forma simples e didática com milhares de seguidores em seu canal do YouTube e em suas redes sociais.
Formado em Design de Interiores, Joel sempre foi movido pela criatividade e pela curiosidade. Neste bate-papo, ele apresenta suas percepções sobre os desafios atuais e futuros da marcenaria.
Conheça três diferenciais e comportamentos que Joel considera essenciais para os profissionais que desejam seguir as tendências do mercado:
Para Joel, atualizar-se constantemente é algo imprescindível para os profissionais do ramo. “As empresas estão sempre buscando melhores resultados, então todos os anos têm novidades. Hoje já vemos tecnologia antibacteriana sendo adicionada aos MDFs, permitindo o uso dos painéis em ambientes hospitalares, por exemplo. Também vemos as resinas com menos formol na composição e soluções que permitem um melhor agarre de parafuso. A tecnologia muda o tempo inteiro e precisamos acompanhar isso”, afirma.
Segundo ele, uma boa forma de acompanhar as inovações é estar presente nas feiras, conversar com as marcas e, posteriormente, compartilhar com os clientes os conhecimentos adquiridos.
Quem trabalha no setor moveleiro sabe que não são poucos os mitos envolvidos nos cuidados com MDF. Muitos consumidores têm dificuldade de entender sobre os materiais, desde a sua composição até a forma eficaz de limpá-los. Para Joel, é importante que os marceneiros sejam os porta-vozes dessas informações. “É nosso papel reforçar que o MDF é sim um produto de qualidade, que o álcool não deixa os painéis amarelados e que o excesso de água pode danificar os móveis”, afirma.
O professor reforça que, mais do que entregar produtos de qualidade, os marceneiros devem transmitir as informações essenciais e corretas para os clientes e consumidores. “Compartilhar esses conhecimentos com as pessoas é um grande diferencial, e uma boa dica é entregar para elas uma cartilha com as principais orientações em relação ao uso do mobiliário”, sugere.
Entre os desafios enfrentados pelos marceneiros, a pequena metragem dos imóveis certamente é um dos principais, afinal, hoje não é difícil encontrar lofts com cerca de 15m² e a tendência só tende a aumentar. “Os apartamentos estão cada vez menores e, diante dessa realidade, vamos precisar nos reinventar com móveis multiúsos”, prevê Joel.
Além de saber se reinventar como profissional, Joel ainda destaca a necessidade dos marceneiros em lidar com diferentes tarefas. “Tem que executar o projeto, criar contrato, orientar os clientes e entregar um produto duradouro, pois esse é o diferencial que garantirá a indicação do trabalho para amigos e familiares”, diz.