Conheça essas tendências de móveis e interiores que irão inspirar projetos de arquitetura e decoração em 2023
Blog/Que novidades 2023 trará para os campos de arquitetura, decoração e design de interiores? A equipe da Guararapes fez uma avaliação das últimas pesquisas, reports e tendências, e detalha as cores, elementos, materiais, formatos e estilos que devem dominar os projetos de marcenaria e interiores ao longo deste ano.
Todas as propostas têm como ideia central a criação de espaços para relaxar o corpo e a mente, ao mesmo tempo em que valorizam a autenticidade, conforto, aspectos táteis e objetos afetivos.
Mais do que conforto ou praticidade, os interiores vão se concentrar nas histórias e nas atmosferas que eles são capazes de criar. De acordo com o relatório do Pinterest Predicts, nessa busca vale tudo: recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintage, inclusive aquelas herdadas da família, ou mesclar móveis antigos com uma marcenaria contemporânea. A proposta de casas com história também pede autenticidade e alegria, além de objetos afetivos, que tenham significado para a vida de cada morador: coleções, objetos de família, lembranças e outras peças que tragam bons sentimentos estarão no radar dos projetos de interiores para 2023.
Confira o Episódio 11 da Websérie Marcenaria Guararapes onde a arquiteta Aline Pires mostra todos os detalhes da Casa ER!
Tons alaranjados e acobreados continuam em alta, assim como os terrosos. Essa paleta de cores quentes é fácil de combinar, ajuda a trazer um toque mais acolhedor aos interiores e reforça referências naturais. De quebra, são cores sempre atemporais.
Um exemplo dessa tendência é o Viva Magenta, cor escolhida para 2023 pela Pantone.
Confira mais fotos do projeto Igor Schwartz.
Em 2023, sem dúvida, segue a necessidade de se conectar com a natureza nos projetos de interiores e espaços comerciais. A inclusão de elementos naturais oferece muitos benefícios para o bem-estar e ajuda a contrastar com a tecnologia e telas presentes em nosso dia a dia. Assim como plantas, jardins verticais e outros conceitos do design biofílico, é possível explorar o potencial de vários materiais, como madeira, algodão, bambu, pedras com superfícies brutas e plantas.
Conheça todos os detalhes do #hApeAltoAstral de H.Ortis Arquitetura.
Curvas, círculos, ovais e semicírculos, além de formas abstratas, seguem ganhando força na decoração de interiores. Ao suavizar os ângulos retos e quinas, os ambientes ganham ares amigáveis e transmitem suavidade. Essa tendência, que remete ao aconchego, estende-se ainda ao mobiliário de cantos arredondados, estofados e sofás curvos.
Confira o 9º episódio da Websérie Marcenaria Guararapes onde as arquitetas Renata Munhoz e Larissa Pacheco contam os detalhes deste projeto.
O banheiro vem ganhando protagonismo nos projetos de arquitetura e interiores, e nada indica que essa tendência perderá força. No período em que estivemos reclusos em casa, em função da pandemia, este ambiente inspirou novos movimentos, dedicados ao autocuidado e privacidade. Para 2023, a tendência é abrir o banheiro para a paisagem, incorporar banheiras e duchas verticais com hidromassagem e deixar a luz do sol entrar. A proposta de spa e salas de banho relaxantes também pode ser alcançada com cores suaves, como tons de azul e verde, plantas específicas para esse tipo de ambiente, revestimentos com texturas, além de velas e incensos relaxantes.
Confira mais fotos do projeto de Claudia Albertini.
O uso de concreto nos interiores, canos aparentes e detalhes com aparência de inacabado também deve ganhar força neste ano. Em abordagens suaves, junto com outros elementos como madeira e plantas, o design brutalista ajuda a criar espaços minimalistas.
Coletivamente, passamos os últimos anos focados em paletas de cores neutras e decoração minimalista - mas o maximalismo está ganhando terreno com a mistura de estilos e cores. Pode ser um toque de algo muito inesperado e eclético na sala, uma obra de arte incomum ou um tapete de grandes dimensões.
Veja mais fotos do projeto de Camila Naiti.
A madeira é um dos materiais que nunca sai da lista de tendências, seja em painéis de MDF, piso ou mobiliário. A aposta para 2023 é o uso da madeira em seu aspecto mais natural, com veios, tonalidades e texturas.