No Podcast Guararapes, as Lumberjills entrevistaram a Kézia e o Osiel, da Pacar Ferramentas Pneumáticas. Confira essa entrevista!
Vídeos/A Pacar Ferramenta Pneumáticas começou em 1985 e desde então vem sempre investindo e melhorando seus produtos. Com sede em São Leopoldo do Sul, no Rio Grande do Sul, foi afetada pela tragédia que ocorreu no estado. Inspirada em ajudar seus conterrâneos, a empresa começou a criar um projeto para fazer a sua parte social e contribuir com o estado que é sua casa, sua origem, onde estão seus funcionários…
Assim nasceu o projeto “Reconstruindo o RS", que conta com a ajuda das Lumberjills e com a contribuição da Guararapes. O projeto social ganhou muitos parceiros e, para Osiel, com todo o apoio expressivo da Guararapes, será possível realizar coisas inéditas e conseguir ir mais além da meta estabelecida.
“Reconstruindo o RS” tem como objetivo ajudar as famílias no pós tragédia. As Lumberjills entraram com a fabricação de camas de solteiro e de casal e a Guararapes já enviou um caminhão com mais de 200 chapas de MDF. Mas isso é apenas o começo. A alegria que as pessoas expressam ao receber as doações é indescritível. Pessoas que tinham bens e levavam uma vida tranquila, perderam tudo, inclusive quem vivia de seu próprio comércio. O abraço dessas pessoas é extremamente caloroso, segundo Osiel.
É importante continuar com as doações, pois muitas pessoas ainda precisam e vão precisar de muita ajuda. O estrago foi imenso e as pessoas de fora do RS ainda não tem a dimensão exata de tudo que aconteceu e está acontecendo no pós-tragédia. Mesmo as pessoas de lá ainda não acreditam no que seus olhos viram e veem. Osiel contou às Lumberjills que ajudou nos resgates e era tão inacreditável que ele estava de stand up paddle em meio à BR 116, se abaixando para não enroscar nos fios de luz dos postes devido à dimensão da inundação que foi causada pelas grandes chuvas no estado.
A Pacar e a Guararapes pedem a ajuda de todos, inclusive de marceneiros que quiserem e puderem ajudar na fabricação de móveis para essas pessoas que perderam absolutamente tudo. Existem parceiros que estão até janeiro sem poder pegar novos projetos porque já estão atendendo a algumas pessoas, inclusive àquelas que têm condições de refazer toda a sua casa como era antes, pois foi uma tragédia que não escolheu classe social.
O Rio Grande do Sul ainda precisa de PIX, de mão de obra, de marceneiros, pois é algo que não vai acabar tão cedo e tão rápido. É uma reconstrução. Além de toda essa ajuda, é importante contribuir com roupas e calçados pensando que o inverno lá é congelante.
Para saber mais sobre o projeto da Pacar em parceria com a Guararapes, acesse o Instagram da Pacar Ferramentas Pneumáticas para saber o antes e depois, a situação atual, e de como você pode contribuir para o projeto. São Leopoldo do Sul ainda está na fase da limpeza. E tem muita coisa ainda pela frente para se fazer até as pessoas voltarem a ter uma vida digna.
É contagiante ajudar! Seja parte do projeto você também!
Para conferir os detalhes dessa entrevista super importante, clique aqui e acesse o episódio do Podcast Guararapes.