Para Mariana Borges e Thaysa Godoy, a experiência do cliente deve ser o foco de todo profissional do ramo de hotelaria
Vídeos/Na arquitetura, sempre encontramos projetos diferenciados que exigem criatividade, inovação e um certo desafio até sua conclusão. Quando pensamos na arquitetura para a rede hoteleira, a primeira coisa que vem à cabeça é: “como criar algo diferente se é necessário padronizar 50 quartos?”
No episódio 34 do Podcast Guararapes, realizado na CASACOR Minas Gerais, recebemos Mariana Borges e Thaysa Godoy, do escritório Borges Godoy Arquitetura. Com experiência em hotéis que vão do standard ao luxo, as arquitetas contam quais as dificuldades no ramo, as peculiaridades de cada projeto e a importância da gestão de obras.
"Trabalhar com hotéis se torna um pouco desafiador quando pensamos que não existe um perfil específico de cliente", afirma Mariana. Por isso, é preciso levar em conta o orçamento que o hotel disponibiliza para o projeto todo, entender o parâmetro de cada rede hoteleira e garantir que o ambiente tenha funcionalidade e seja bonito ao mesmo tempo.
A arquitetura de interiores faz transformações nas vidas das pessoas. Cores, móveis, detalhes, iluminação, entre outros, propiciam algo memorável, gerando uma experiência única. Cabe aos profissionais juntar esforços para que essa experiência seja positiva. Em hotéis, há uma mistura de sistemas que precisa estar integrada em prol do bem-estar do hóspede. Por exemplo: ar-condicionado e circulação, ergonomia e iluminação.
Na arquitetura para quartos de hotéis, é preciso desenvolver um protótipo para ser aprovado pela rede. Há pequenas variações que podem acontecer entre unidades dos quartos. Elas acontecem de acordo com a localização do apartamento no andar, com pequenas variações de metragem, como os que possuem varanda e têm metragem maior; contudo, o acabamento deve ser padronizado no andar todo.
Inclusive, foi esse modelo de quarto que Mariana e Thaisa optaram por levar para a CASACOR Minas Gerais deste ano.
É importante ter em mente que os hotéis oferecem quartos a diferentes custos para os clientes, e isso interfere desde o momento de pensar o projeto. Quando se trata de um hotel comercial, existe pouca diferença em relação aos quartos, que são mais padronizados. Eles são chamados de "apartamento tipo".
Para além deste modelo, todo hotel procura oferecer um quarto diferenciado, de maior valor agregado, para proporcionar ao hóspede algo melhor. Para isso, as profissionais sugerem algumas dicas, como apostar em móveis mais refinados ou iluminação diferenciada. "É um local onde já é possível investir em uma obra de arte, para torná-lo mais valorizado", exemplifica Thaysa.
Cada rede hoteleira possui diferentes perfis de hóspedes: pessoas que estão sempre viajando a trabalho; pessoas que estão de férias e usam o hotel apenas para dormir; pessoas que usufruem de outros ambientes do hotel; entre outros. No entanto, mesmo dentro desses perfis da rede hoteleira, não existe uma persona para se levar em conta na criação dos projetos dos quartos. Como resolver isso? Pensando em conforto e funcionalidade.
É importante pensar na sensação que se gostaria de ter ao se hospedar naquele quarto. Os hóspedes que se hospedam a cada hora em um hotel diferente, em cada lugar do mundo, estão cada vez mais elevando o nível de suas experiências. Por isso, abaixar esse nível de experiência para eles é uma coisa inatingível, impossível. É necessário ficar muito atento a isso, pois quando falamos da experiência do cliente, estamos abrangendo vários pontos: iluminação, obra de arte, uma cortina, disposição dos móveis, uma ducha relaxante, etc.
A rede hoteleira também deve colaborar com insights, dados sobre hábitos dos hóspedes e relatos dos próprios funcionários, que muitas vezes observam detalhes valiosos no dia a dia do hotel.
Outro fator bastante relevante que precisa ser considerado no projeto dos quartos de hotéis é a atemporalidade dos projetos. Tudo precisa durar o máximo de tempo possível, afinal, fazer uma reforma grande não é algo fácil e é bastante custoso para o estabelecimento, que deixa setores sem funcionamento (e, consequentemente, sem lucro) durante o período de obras. Mariana comenta: "Recentemente, visitamos um hotel cujo projeto foi feito em 2013, e parecia que tinha acabado de ser executado. Estava totalmente atual!".
Com o projeto criado e aprovado pela rede hoteleira, é o momento de mãos à obra. No entanto, muitas vezes são dezenas de quartos sendo replicados, com muitos detalhes para se prestar atenção. As profissionais contam que, se em um hotel serão feitos 50 quartos, ainda que muito parecidos, elas preparam 50 projetos diferentes com a metragem e a ambientação de cada um deles. É fundamental realizar dupla checagem dos itens de cada um. Por isso, gerenciamento é a chave de tudo.
Mas não apenas gerenciamento. Quando se fala em projetos de arquitetura, não apenas da hotelaria, do residencial, mas de maneira geral, é muito importante contar com bons parceiros. "Sempre trabalhamos com pessoas em quem podemos confiar, que sabemos que vão executar com excelência, que vão saber ler um projeto e deixar tudo exatamente como o planejado", ressalta Mariana. Essa é a receita para o sucesso.
A arquiteta completa: “A gente apresenta aquela imagem em 3D para o cliente — que é quase uma foto real — e quer que, lá na frente, depois que ele investiu e esperou, ele veja exatamente aquilo que sonhou. Isso faz diferença para o cliente e faz diferença para o escritório".