Por mais mulheres na Marcenaria

As Lumberjills recebem Faby Franco para um papo sobre a importância de cada vez mais mulheres mostrarem seus trabalhos em marcenarias!

Vídeos/

Por mais mulheres na Marcenaria | Podcast Guararapes | Episódio 30 com Faby Franco

Faby Franco é paraense e mora há 7 anos em São Paulo. Durante a pandemia, precisou voltar ao Pará para dar uma ajuda à sua mãe que trabalha com construção civil, pequenas obras. Ela gostou muito da experiência e, quando voltou a São Paulo, decidiu se dedicar a obras e reformas, criando também seus canais nas redes sociais: Faby Franco Obras e Reformas, hoje com mais de 1 milhão de inscritos!

Com o passar do tempo, ela começou a descobrir o prazer de trabalhar com a marcenaria ao fazer as reformas dos móveis, uma vez que ela não tinha móveis em sua casa na época e iniciou com a parte de reciclagem de peças de madeira para montar seu apartamento. 

A partir dessa experiência, Faby começou a mostrar às pessoas que com técnica e aprendizado, qualquer um pode trabalhar com marcenaria, inclusive as mulheres, mostrando que o segmento de mercado tem espaço para todos. No início, 80% do público do seu canal era masculino. Hoje, seu público feminino já passa de 60%, demonstrando que o canal traz a força da mulher na marcenaria e consegue incentivar diversas outras mulheres a entrarem para esse universo. 

Conteúdos focados em praticidade e acessibilidade

Vemos diversos tipos de conteúdos na internet, mas não mostrar seu conhecimento em marcenaria e mostrar que todos conseguem fazer marcenaria é o que Faby considera como sua missão nas redes sociais.

Obviamente que ao mostrar a construção de peças muito mais elaboradas que precisam de uma máquina especial, é um conteúdo que acaba sendo direcionado para um público mais profissional. No entanto, ela gosta de focar em produções mais simplificadas e básicas para poder alcançar todo mundo e tornar a marcenaria mais acessível.

A conciliação entre criar as peças e os conteúdos

Nem tudo que Faby faz para o cliente, ela consegue publicar como conteúdo, Quando você tem que fazer as duas coisas, demanda muito tempo. 

Por isso, organização é tudo neste momento. Há semanas que ela divide a criação de conteúdo e a produção para o cliente e há semanas que mesmo que um determinado pedido de cliente não seja exatamente o que ela gostaria de divulgar naquela semana, ela tenta encaixar a produção desse conteúdo especificamente para otimizar o tempo. Além disso, Faby divide algumas responsabilidades com o marido, que a ajuda com os pedidos dos clientes enquanto ela cuida da produção de peças de marcenaria e conteúdo, pois ela produz conteúdo praticamente todos os dias.

Mulheres na Marcenaria: desafios e aberturas do mercado

No começo, Faby sentiu um pouco de dificuldade ao ingressar no mundo da marcenaria. Em sua visão, a marcenaria é como uma família, e nessa família, as pessoas gostam de ver profissionais ou hobbistas que respeitam aquela família. Quando ela começou a trabalhar no segmento, ela precisou se provar de certa forma, porque sentiu um pouco de preconceito em coisas até pequenas que realmente não interferem na qualidade da entrega do seu trabalho. No entanto, acredita que isso aconteceu também por ter vindo do ramo da construção. Hoje, recebe menos críticas, pois mostra sua excelência na marcenaria.

Já em relação aos desafios e aberturas do mercado para mulheres na marcenaria, Faby nos mostra sua visão extremamente otimista, pois não acredita que está longe de alcançar espaços igualitários na marcenaria. Ela nos conta que hoje temos mulheres com mais atitude, mais corajosas, provando que a marcenaria não é mais um trabalho para dar vergonha e sim para dar orgulho. Existem muitas mulheres na marcenaria, mas elas só não são influenciadoras, não aparecem na internet. Talvez agora com a força que está vindo de conteúdo feminino, elas se sintam mais encorajadas a mostrar o que elas realmente fazem.

Para conferir a entrevista completa das Lumberjills com a Faby Franco, acesse o Podcast Guararapes.