Aprenda a otimizar seus contatos e conseguir projetos por indicação
Aprenda Mais/Sabemos que alguns amigos marceneiros não se animam tanto em fazer parcerias. Pode ter acontecido alguma situação no passado que não funcionou muito bem ou ter ouvido alguma história que outro marceneiro contou que nesse caso alguns ficaram um pouco ressabiados.
No entanto, já imaginou ter uma fonte recorrente de indicação de projetos de marcenaria? Ter um bom parceiro de indicações de projetos é excelente! E existem, sim, muitos marceneiros que tiram um bom proveito e ganham dinheiro com essas indicações de arquitetos e designers. Além também de indicá-los sempre que conveniente. Ambos os lados saem ganhando. Vamos conferir?
Direto ao ponto, o que não funciona é quando o projeto não é funcional, tem medidas ou formas que não fazem muito sentido e dificulta a fabricação. Ou pior: deixa o cliente insatisfeito quando vê seus móveis montados.
Acontece do cliente não ter certeza sobre o projeto, cores, medidas, acabamentos, etc. Quando isso acontece, ele acaba concordando, geralmente por pressa, com o arquiteto ou o designer quando vê o 3D do projeto. Só que quando recebe os móveis, fica frustrado.
Outros motivos quando a parceria não funciona:
Agora, vamos ao lado bom das parcerias. Vamos analisar tudo o que realmente funciona!
As marcenarias que conseguem tirar bom proveito das parcerias e ganhar dinheiro com elas não pegam projetos que não acreditam. Sabemos o quanto é tentador pegar um novo projeto, principalmente se ele é bem diferente, fora do padrão, certo? Mas se você não acredita que ele vai dar certo, meu amigo, é melhor você dizer ‘não’ no começo e evitar problemas. No começo é difícil, mas com o tempo você constrói uma boa reputação e colhe bons frutos.
Outro ponto importante da parceria é confirmar bem o entendimento sobre cada detalhe do projeto tanto com o arquiteto ou designer, quanto com o cliente para evitar dúvidas, mal-entendidos, e que todos estão realmente pensando da mesma forma. Estão todos na mesma página? Ótimo! O projeto será bem-sucedido, assim como a parceria também.
Não se esqueça de colocar uma cláusula no contrato referindo aos possíveis atrasos na montagem da marcenaria decorrente de atrasos da obra do cliente, pois a marcenaria não pode ser responsabilizada e penalizada por conta disso. Portanto, isso não pode impactar no seu financeiro, ou seja, você tem que continuar recebendo normalmente caso o projeto tenha sido parcelado.
Aproveitando o tema do contrato, temos um vídeo aqui na websérie somente sobre este assunto com dicas valiosas de advogados experientes.