InícioConteúdosVídeosOutros campos de atuação na arquitetura
Voltar para todos os posts

Outros campos de atuação na arquitetura

Giovanna de Giacomo conta sobre sua especialização em marketing para arquitetura e destaca as várias possibilidades de atuação dos profissionais do ramo

Vídeos/

GiovannaGiacomo_arquitetura

A arquitetura é uma profissão plural, cheia de cenários e possibilidades até mesmo para aqueles que não desejam projetar ou estar à frente de um escritório. É o caso da Giovanna de Giacomo, que encontrou um caminho paralelo ao se especializar em marketing para arquitetura.

Durante a graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Giovanna já compartilhava nas suas redes sociais os projetos desenvolvidos para a faculdade e para os estágios, mas foi na pós-graduação em marketing e comunicação, realizada na YACademy, na Itália, que ela vislumbrou outros horizontes além das mídias digitais.

Marketing para arquitetura

A presença nas mídias sociais se tornou algo imprescindível para os escritórios de arquitetura, que muitas vezes utilizam seu perfil como um portfólio e meio de relacionamento com potenciais clientes. Giovanna reconhece que ter uma página bem trabalhada é fundamental, mas o diferencial mesmo é investir na pluralidade de plataformas. “Existem diferentes comportamentos de consumo, seja para Instagram, TikTok, LinkedIn, YouTube e podcasts. Não é preciso estar presente em todas elas, e sim nas que fazem sentido para o público que você deseja alcançar”, destaca.

Durante a pós-graduação, ela teve contato com diversos escritórios de arquitetura renomados e percebeu que todos eles tinham algo em comum: uma equipe interna composta de jornalistas e social medias, mas sempre liderada por um arquiteto. “Considero isso um diferencial porque é o arquiteto que tem propriedade para explicar sobre o projeto e falar sobre a escolha dos produtos e materiais. Nesses escritórios, percebi que o marketing surge de dentro para fora, é planejado desde a concepção do projeto”, explica.

Nessa trajetória, Giovanna também apresenta outros nichos em que os profissionais podem investir. “Outra forma de marketing pessoal e profissional é estar presente em mostras e feiras, tanto nacionais quanto internacionais, como a Expo Revestir, Expo Milão, Bienal de Veneza; e também apostar em publicações em sites, livros e revistas especializadas do ramo.”

Com todas essas oportunidades, Giovanna vislumbra novos caminhos para os arquitetos que, como ela, são apaixonados pela profissão, mas não desejam projetar. “Esses profissionais podem se encaixar em diferentes segmentos, como redação editorial para publicações, cenografia de eventos, promoções culturais, marketing interno para escritórios, branding, entre outros”, conta.

O caminho escolhido por Giovanna

Inspirada por tudo o que aprendeu na pós-graduação, Giovanna abriu o seu próprio negócio juntando três grandes paixões: arquitetura, comunicação e viagens. A Derlus é sua empresa focada em experiências e viagens de arquitetura, promovendo conexões e networking entre os profissionais.

“Com a Derlus, promovo viagens em grupo com experiências imersivas no universo da arquitetura no Brasil e no exterior, além de visitas guiadas em mostras, feiras e eventos ligadas à arquitetura. Também criamos uma comunidade, atualmente com 40 arquitetos, para trocas de conhecimentos e experiências”, explica. Mesmo longe dos projetos, Giovanna encontrou um nicho no qual se realiza como profissional, sem deixar de lado a essência da profissão.

Confira o episódio completo com outras dicas de Giovanna sobre o marketing para arquitetura.