Saiba como evitar problemas na sua marcenaria com um bom controle de estoque
Aprenda Mais/Alguma vez você já teve que aumentar o prazo de entrega porque o material que precisava estava em falta do fornecedor, e seu estoque estava zerado e você precisou paralisar a produção para correr e comprar cola, fita de borda, corrediça, etc?
Problemas como esses podem ser evitados na sua Marcenaria se você tiver um bom
controle de estoque. Sabia disso?
Para abordar o assunto, organizamos nossa ideia em quatro principais temas. Vamos lá!
O seu estoque precisa estar abastecido apenas com o que é importante para a produtividade da sua Marcenaria e para garantir a entrega dos seus projetos. Alguns exemplos: seus produtos de giro! Cola, fita de borda, ferragens, MDFs branco, areia e Savana que tem um giro muito alto.
No entanto, você pode usar um outro critério que é levar em conta aqueles produtos que você saiba que tem um risco de sofrer um reajuste de preço e você precisa antecipar para continuar com preço melhor.
Um outro exemplo , também, seria ter um estoque mais rentável com aqueles insumos que tem algum desconto ou condição diferenciada para maiores quantidades. Respeitando, lógico, os estoques mínimos que façam sentido.
Quando você fica de olho em projetos passados, você consegue estimar não apenas em quantidade de produto, mas, principalmente, no tempo que você tem de fôlego e estoque para os próximos projetos do mesmo porte. Você pode considerar também o prazo de entrega do fornecedor e se tem algum risco de falta de fornecimento para você calcular essa segurança de tempo de material em estoque.
De nada adianta definir os produtos e suas respectivas quantidades se não tiver um controle efetivo. Só assim você vai conseguir evitar desperdícios, atrasos de produção e otimizar o investimento financeiro do estoque.
Para facilitar que você coloque isso em prática na sua Marcenaria, temos uma planilha disponibilizada pelo próprio Sebrae, adaptada para uma realidade de marcenaria. Nela, você avalia os itens que são os mais importantes e relevantes, além de poder controlar todas as entradas e saídas de produtos, as quantidades e volumes e também o saldo.
Com isso, você já coloca ali uma etiqueta, aquilo que você precisa comprar, aquilo que já está estocado e aquilo que está dentro de um nível normal de fornecimento.
Uma metodologia muito simples e conhecida é o PEPS - primeiro que entra é o primeiro que sai.
Essa metodologia te ajuda a contar com o prazo de validade, o que está mais à mão, os que estão há mais tempo em estoque, e te ajuda a cuidar daqueles produtos como MDF e ferragens que são mais sensíveis.
No Blog da Guararapes, você encontra umas dicas muito boas de como manter painéis 12, 15, 18 e 25 mm em estoque. Mas aqui já vamos adiantar algumas para você:
Já os painéis entre 3 e 9 mm, com calço de 60 cm de distância entre os apoios e os painéis acima de 9 mm podem ter um empilhamento oblíquo.
Em espaços pequenos, pode-se usar separadores especiais ou encostar na parede com uma inclinação de 20 graus, mas por um curto espaço de tempo. Para garantir a ventilação, utilizar calços entre os palets a cada metro de altura, estando sempre preferencialmente alinhados para evitar encanamento.
A quantidade máxima de palets empilhados varia de acordo com o tipo de madeira e espessura da chapa. Por exemplo, HDF, os mais finos, máximo de 10 palets, já MDF, máximo de 12 palets.
Em relação aos itens perecíveis, por exemplo: a cola de PVA tem o prazo de validade entre 12 e 24 meses. Fique atento. O adesivo de contato deve ser guardado com a tampa bem fechada. Se você coordenar bem essa questão do armazenamento correto desse tipo de material, não terá surpresas na hora de produzir os móveis ou perder todo o material à toa.
Agora sobre os produtos de baixo giro e muito específicos: eles só devem ser comprados quando o cliente assinou um contrato e deu entrada no pagamento. Um bom prazo de estoque é de 30 dias, mais do que isso pode ter um efeito até negativo financeiramente na marcenaria, dependendo do fluxo de caixa.
O que entendemos de principal lição em relação ao controle de estoque e a produtividade?
Que não é porque está barato no fornecedor que vale a pena comprar e estocar todos os tipos de produtos que você trabalha. Será um dinheiro que fica imobilizado e não tem garantia de rentabilidade, além de ter um risco de perder o MDF por empenamento, ferragens por ferrugem, a cola porque passou da validade, essas coisas.