Ana Boaventura e Bernardo Costa, do perfil Meu Marido Marceneiro, compartilham como viraram referência na criação de móveis multifuncionais
Vídeos/A expressão ‘transformar limão em limonada’ resume perfeitamente a trajetória de Bernardo Costa. Ao assumir a empresa da família no ramo da construção civil, viu sua vida tomar um rumo inesperado após um calote financeiro, mas o que parecia o fim de uma trajetória profissional tornou-se o ponto de partida para algo novo. “Propus à empresa uma permuta: trocar as dívidas por equipamentos. Com a proposta aceita, fiquei com a casa cheia de ferramentas de ótima qualidade, mas sem saber o que fazer com elas. Foi então que resolvi aperfeiçoar meu hobby de final de semana, quando costumava mexer com madeira”, conta Bernardo.
Determinado a aprender, ele mergulhou no YouTube atrás de todo o conteúdo possível para aprimorar suas técnicas. Aos poucos, passou a fazer móveis para familiares e amigos e, por incentivo deles, criou um perfil no Instagram para divulgar suas criações. Foi então que surgiu o perfil @meumaridomarceneiro, que hoje conta com mais de 1 milhão de seguidores.
Ana, esposa de Bernardo, conta que era a responsável pela atualização dos projetos no Instagram, e quando não tinha conteúdo próprio para postar, compartilhava inspirações de móveis criativos e inusitados que encontrava na internet. “Muitas dessas ideias vinham de fora do Brasil, e as pessoas começaram a pedir que as reproduzíssemos. Como eram peças pouco vistas por aqui, decidimos apostar nelas”, diz Ana.
Com a tendência de habitações cada vez menores, a aposta em móveis multifuncionais foi um sucesso e acabou virando a identidade da marca. De mesas dobráveis a bancadas para costureiras e manicures, cada criação é planejada para aliar funcionalidade, qualidade e criatividade.
“O que nos diferencia é a capacidade de adaptar inspirações, corrigindo aspectos ergonômicos para que os móveis sejam não apenas bonitos, mas também práticos. Como muitas ferragens dos projetos originais não estão disponíveis no Brasil, eu crio adaptações com materiais alternativos, dando nosso toque único às peças”, destaca Bernardo.
Segundo o casal, o universo digital encurtou caminhos e possibilitou que o Meu Marido Marceneiro ganhasse ainda mais força – hoje eles contam com uma linha de produtos e conseguem atender diferentes necessidades. “A gente nunca imaginou que viraria uma empresa de móveis, foi um crescimento orgânico. Quando as pessoas começaram a nos enviar outras inspirações de projetos, percebemos que tínhamos conquistado o nosso espaço”, contam.
Com o tempo e a experiência, Bernardo substituiu a madeira de demolição pelo MDF, que se tornou a base dos projetos. “Além de ser mais fácil de trabalhar, o MDF oferece um visual moderno e valoriza as peças. Quando começamos a produção em série, investi nas ferramentas certas e percebi que esse material faz todo sentido para o nosso negócio hoje”, explica.