Linha Perspectivas, da Guararapes, vence iF Design Award 2022. Prêmio internacional é reconhecido como o mais antigo e prestigiado na área do design
Blog/A Guararapes venceu o IF Design Award 2022, um dos maiores prêmios de design mundial, com a criação da Linha Perspectivas, que usa a impressão digital de fotos aéreas da Floresta Amazônica e de São Paulo nos painéis de MDF. A coleção é fruto de uma parceria com a Schattdecor, líder mundial em papel decorativo para indústria de painéis, e Benjamin Grant, fundador do Daily Overview.
A escolha do júri internacional ocorreu dentre mais de 10.776 produtos e projetos inscritos. Realizada anualmente, desde 1954, essa é a primeira vez que a premiação contempla uma empresa brasileira de painéis de madeira com o selo de bom design, para consumidores e comunidade de design.
Recém lançada, a Linha Perspectivas é o resultado de uma colaboração criativa, que apresenta um conceito inovador sobre o design de superfície. Nessa coleção, Guararapes e Schattdecor se uniram a Benjamin Grant, autor de Overview, uma plataforma que mostra a relação do homem com a Terra por meio de imagens de satélite. Obtidas a 700 mil metros de altura, duas fotos aéreas foram transformadas em padrões decorativos.
A cerimônia oficial de premiação do iF Design Award vai acontecer no dia 16 de maio, em Berlim, na Alemanha. Para mais detalhes, acesse a página oficial.
Com a tecnologia de impressão digital em papel decorativo, foram reproduzidas fotos de satélite na superfície das chapas de MDF. As reproduções são resultado do trabalho artístico de Benjamin Grant. Mais do que fotos deslumbrantes, os padrões Floresta e São Paulo, presentes na Linha Perspectivas, oferecem um novo jeito de olhar o mundo, despertando novos significados.
Inovadora tanto no processo produtivo, quanto no design exclusivo, as imagens escolhidas foram aplicadas em uma escala menor, o que garante características híbridas para cada padrão, permitindo diversidade de interpretações. Com isso, arquitetos, designers de interiores, indústrias de móveis e marceneiros podem criar móveis, além de revestir paredes e portas em diferentes espaços de convivência.
O MDF Floresta representa o maior patrimônio da biodiversidade brasileira, oferecendo um refúgio para os olhos e para a alma, já que incorpora diferentes contextos. Ao reproduzir a vista aérea da Floresta Amazônica, com grande riqueza de detalhes, permite diversas releituras, seja no mobiliário ou no revestimento de paredes, além de trazer a proposta do design biofílico para dentro dos ambientes.
Já o Padrão São Paulo lança olhar para o aspecto urbano. Trata-se de uma nova ótica sobre a maior metrópole do Brasil e prova que é possível encontrar significado e beleza em meio à “selva de pedra”.
O principal aspecto é a possibilidade de usar paisagens (floresta e metrópole) como padrões híbridos para a fabricação de móveis, criando uma nova perspectiva para projetos de interiores. Em paralelo, o projeto traz a narrativa macro das mudanças climáticas e geopolíticas do planeta para o dia a dia das pessoas, permitindo diferentes interpretações a cada novo olhar.
A sensação, memória ou energia que cada local proporciona, ao incorporar esses painéis de MDF, é outro atrativo para ser explorado pelos profissionais do setor. Navegue pelo tour 360º e inspire-se com os padrões aplicados. Veja combinações sugeridas e mais detalhes dos padrões em www.guararapes.com.br/perspectivas.
Organização de design independente mais antiga do mundo, o iF – International Forum Design GmbH, com sede em Hannover (Alemanha), organiza o iF Design Award desde 1954. Aclamado internacionalmente, o selo iF tem como objetivo reconhecer a qualidade de construção e a inovação no design de projetos inovadores nas áreas de arquitetura e design de interiores, comunicação, design de serviços, embalagem e produto.
Vale lembrar, o primeiro brasileiro premiado no iF Design Award foi o arquiteto Abrão Assad, que venceu na categoria de design de produtos em 1992 com a Estação Tubo de Curitiba, no Paraná.
Atualmente, para a avaliação dos projetos, um júri independente de 132 especialistas em design de alto nível utiliza cinco critérios técnicos: Ideia, Forma, Função, Diferenciação e Impacto. Com base nesses critérios, os jurados atribuem pontos para os aspectos individuais de cada inscrição e também fornecem um feedback informativo aos participantes.
A equipe à frente dos padrões premiados no iF Design Award 2022 foi formada por: Humberto Oliveira, Jessica Hori e Diego Rodrigo Andrade, da Guararapes; Cláudia Küchen, Michael Aigner, Sandra Mohr Ludwig, Juliana Mayumi e Elisa Toazza, da Schattdecor; além de Benjamin Grant, do projeto Overview.