InícioConteúdosBlogA Guararapes tem o MDF ideal para o seu estilo de décor: contemporâneo, industrial e boho
Voltar para todos os posts

A Guararapes tem o MDF ideal para o seu estilo de décor: contemporâneo, industrial e boho

Contemporâneo, Industrial, Boho: conheça os MDFs ideais para cada um desses estilos

Blog/

No post anterior você conferiu nossas dicas de MDF para os estilos Clássico, Minimalista e Biofílico.

Hoje, vamos trazer exemplos de como aplicar os padrões de MDF da Guararapes aos estilos contemporâneo, industrial e boho, confira:

CONTEMPORÂNEO

A arquitetura contemporânea engloba conceitos criados no período pós-moderno, desde o final dos anos 80 até hoje. O estilo segue o avanço de alguns temas, sempre integrando tecnologia e sustentabilidade aos projetos. Em sua linha estética, podemos observar a pluralidade de elementos e materiais, formatos irregulares e uma paleta de cores mais abrangente.  Materiais naturais se unem ao concreto, madeira e vidro para composição do estilo contemporâneo. 

No escritório projetado pela Cursino’s Arquitetura, a naturalidade do padrão Antuérpia se integra perfeitamente à neutralidade do MDF Grafite, que traz a paleta de cinzas aplicada em várias escalas tonais.

escritorio contemporaneo

Projeto: Cursino's Arquitetura | Padrões: Antuérpia e Grafite | Foto: André Luis

Já no dormitório a seguir, o arquiteto Geovani Capellina apostou no mix de texturas e materiais. O MDF Bronze tem o aspecto do couro envelhecido, enquanto o MDF Ouro traz pigmentos perolizados em sua composição. Para completar, o  papel de parede, as camadas de tecidos e os espelhos dão o toque final de imponência e elegância ao ambiente. 

quarto contemporaneo

Projeto: Geovani Capellina | Padrões: Bronze e Ouro | Foto: Dee House Design

Nessa cozinha, assinada pelo arquiteto Jeferson Branco, o espaço ganha um mobiliário funcional e com linhas bem definidas. Os MDFs Savana, Areia e Grafite foram os escolhidos, e aliados à iluminação indireta, trazem uma atmosfera aconchegante.

cozinha integrada contemporanea

Projeto: Jeferson Branco | Padrões: Savana e Grafite | Foto: Do Santos Foto

INDUSTRIAL

Um dos queridinhos do momento, o estilo industrial traz uma paleta de cores com predominância do preto e cinza, além de materiais aparentes, como tubulações e vigas de ferro, remetendo aos antigos galpões – sem deixar de lado o design, é claro! Alguns itens são marca registrada desse estilo, como os famosos tijolinhos de metrô e spots presos a um trilho.

Porém, a cor não está descartada dos projetos industriais: utilizar tons mais fechados, mas que agreguem personalidade, pode ser uma alternativa interessante. Nesse projeto, a arquiteta Clara Novais escolheu o padrão Grafite, da Guararapes, para compor com o tijolinho do frontão e ao efeito da parede que remete ao cimento queimado.

cozinha integrada cinza

Projeto: Clara Novais | Padrão: Grafite

Já nesse quarto, a arquiteta Luisa Azevedo optou por um painel ripado com o MDF Santorini, trazendo o aspecto do cimento queimado para o ambiente. Esse padrão tem um tom mais neutro e contrasta com o MDF Corten da cabeceira, que remete a um metal oxidado e agrega uma textura interessante ao espaço. Vale o destaque para os blocos de concreto no teto, super industrial!

quarto industrial

Projeto: Luisa Azevedo | Padrões: Santorini e Corten | Foto: Marcus Camargo

BOHO

Aos mais alternativos, o estilo boho chega como um colírio aos olhos! As referências nesse décor são tão diversas quanto o resultado: étnicas, orientais, hippies e até punk. A premissa do estilo é unir cores, texturas e diversas peças de forma harmônica no ambiente, requisitos que se encaixam perfeitamente com a versatilidade do MDF.

E foi esse o estilo escolhido pela Voar Interiores para seu novo escritório. O espaço conta com muita iluminação natural e os padrões Terracota, Freijó e Cinza Urban foram peças fundamentais para reforçarem a atmosfera acolhedora do local.

escritorio aberto

Projeto: Voar Interiores | Padrões: Terracota, Freijó e Cinza Urban | Favaro Jr. Fotografia

Neste quarto, assinado pela arquiteta Claudia Albertini, o MDF Savana foi escolhido para destacar a madeira, enquanto o padrão Santorini traz neutralidade e uma textura de concreto aparente ao ambiente. A marcenaria fina e elegante conversa perfeitamente com o mix de outros materiais escolhidos.

quarto boho

Projeto: Claudia Albertini | Padrões: Savana e Santorini | Foto: Demian Golovaty