Padrões que impactam e transformam seu ambiente.
Áris
Com Áris não tem risco. Só elogios.
RUC
Resistente a umidade e cupim.
MDF Cru
G-Door, Mega MDF, Multi-Ripas e muito mais.
Com uma vida dedicada à marcenaria, Leão compartilha os aprendizados de mais de 50 anos de profissão
Vídeos/Qual é o marceneiro com mais tempo de profissão que você conhece? Coroando o episódio 50 do Podcast da Guararapes, o convidado Elias Leão compartilha com as LumberJills os aprendizados que teve ao longo dos mais de 50 anos na área.
Elias conta que desde criança ajudava o seu pai no ramo da construção, mas foi apenas em 1968 que deu os primeiros passou como marceneiro. Nessas quase seis décadas de profissão, ele aprendeu por meio das experiências, dos acertos e dos erros e, desde 2011, atua também como instrutor, compartilhando com outras pessoas a bagagem adquirida.
“Quando comecei não se falava muito sobre gestão de marcenaria ou sobre cuidados com a segurança. No início da carreira realizei muitos investimentos que poderia ter adiado, além de várias decisões que tomaria de forma diferente hoje. Agora tento passar essas experiências adiante, principalmente para os marceneiros mais antigos que ainda têm certa resistência com o novo”, conta Elias.
Grande parte do conhecimento de Elias foi adquirida de forma empírica, com observação e prática e, ao se tornar professor, ele aprofundou também os aspectos técnicos da marcenaria. Sempre em busca de aperfeiçoamento, Elias compartilha cinco lições valiosas que o tempo lhe ensinou:
O MDF chegou ao Brasil em 1994, mas já estava presente em países como Estados Unidos e Alemanha, e Elias lembra exatamente do primeiro contato que teve com o material.
“Em 1990, conheci o MDF. Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção foi que, ao contrário de outros materiais, o MDF não empenava. Ele veio para otimizar e revolucionar o trabalho dos marceneiros, trazendo muito mais praticidade”, comenta.