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Como estruturar a estratégia da sua marcenaria

Utilizar ferramentas visuais e fáceis, como a metodologia Canva, facilita a organização e o controle financeiro do seu empreendimento

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Negócios-Canva

É comum ver empreendedores gastando mais energia no planejamento, sem gostar muito de escrever. No entanto, é preciso estruturar muito bem as estratégias do seu negócio para que você ganhe mais dinheiro com a sua marcenaria.

Por isso, foi criado um modelo de negócios no Canva que é muito simples, mas muito eficiente para você ter um visão do todo em uma única página, uma única folha de papel. Essa metodologia foi publicada no livro Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios.

Nós aplicamos este modelo de quadro no contexto de uma marcenaria, para você poder usufruir dessa metodologia simplificada que te ajuda a ver o todo do seu negócio. Vamos lá!

Como é a metodologia?

São quatro principais perguntas que precisam ser respondidas através de nove tópicos (ou blocos).

A primeira pergunta é: Vou fazer o quê?

E essa resposta será sua proposta de valor

A segunda pergunta é: Para quem eu vou fazer?

E aqui estarão incluídos 3 tópicos: 

  • qual é o segmento de clientes;
  • quais são os canais;
  • qual é a forma de comunicação/relacionamento com esses clientes. 

A terceira pergunta é: Como vou fazer?

E os tópicos são: 

  • principais recursos; 
  • as atividades-chave;
  • os principais parceiros de negócio. 

A quarta e última pergunta é: Quanto?

  • fontes de receitas;
  • estrutura de custo.

Aplicando o modelo à sua marcenaria

Aqui vamos tratar essa aplicação de maneira geral, mas como a marcenaria está muito atrelada à de personalização e ao design, é necessário fazer as alterações e que considerar necessárias para englobar este aspecto.

Fontes de receita - projetos residenciais, projetos corporativos, outra fonte de receita que são serviços pontuais de reparos e montagem, venda de produtos no e-commerce (lojas parceiras, segmentos de clientes).

Segmentos - família de classe média, investidores de kitnets e estúdios, empreendedores, donos de lojas de escritórios e assim por diante.

Outras formas de ofertar valor:

  • acessibilidade: produtos para aqueles clientes que não têm capacidade de comprar um projeto de marcenaria, que vão comprar produtos específicos no e-commerce.
  • conveniência: serviços pontuais para ajudar a fazer montagem ou desmontagem.

Relacionamento - atendimento pessoal para projetos e serviços, atendimento por e-mail ou WhatsApp.

Canais - equipe de vendas, e-commerce, redes sociais, loja parceira, lojas próprias, etc. Todas são formas de se comunicar e vender para seus clientes.

Atividades-chave - produção de móveis, por exemplo.

Recursos-chave - recursos físicos como máquinas e ferramentas, peças de demonstração ou de estoque. Equipe de produção, venda e administrativo (aquelas pessoas que compõem a sua empresa).

Parcerias-chave - vai depender da estratégia de cada marcenaria, mas podem ser arquitetos e designers, imobiliárias, síndicos de condomínios residenciais e/ou corporativos, lojas de móveis, entre outras.

Estrutura de custos - um campo para:

  • custo fixo de aluguel, energia, softwares, funcionários, etc.
  • custo variável de matéria-prima, comissões de vendas, etc.

Aproveite e crie seu quadro de modelo de negócios para você ter uma visão do todo e, assim, estruturar melhor as estratégias para a sua marcenaria.

Para você entender melhor o conteúdo de maneira visual e dinâmica, assista à animação que preparamos no Canva e apresentamos no episódio da websérie Marcenaria Guararapes. Assista aqui!