Utilizar ferramentas visuais e fáceis, como a metodologia Canva, facilita a organização e o controle financeiro do seu empreendimento
Aprenda Mais/É comum ver empreendedores gastando mais energia no planejamento, sem gostar muito de escrever. No entanto, é preciso estruturar muito bem as estratégias do seu negócio para que você ganhe mais dinheiro com a sua marcenaria.
Por isso, foi criado um modelo de negócios no Canva que é muito simples, mas muito eficiente para você ter um visão do todo em uma única página, uma única folha de papel. Essa metodologia foi publicada no livro Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios.
Nós aplicamos este modelo de quadro no contexto de uma marcenaria, para você poder usufruir dessa metodologia simplificada que te ajuda a ver o todo do seu negócio. Vamos lá!
São quatro principais perguntas que precisam ser respondidas através de nove tópicos (ou blocos).
A primeira pergunta é: Vou fazer o quê?
E essa resposta será sua proposta de valor.
A segunda pergunta é: Para quem eu vou fazer?
E aqui estarão incluídos 3 tópicos:
A terceira pergunta é: Como vou fazer?
E os tópicos são:
A quarta e última pergunta é: Quanto?
Aqui vamos tratar essa aplicação de maneira geral, mas como a marcenaria está muito atrelada à de personalização e ao design, é necessário fazer as alterações e que considerar necessárias para englobar este aspecto.
Fontes de receita - projetos residenciais, projetos corporativos, outra fonte de receita que são serviços pontuais de reparos e montagem, venda de produtos no e-commerce (lojas parceiras, segmentos de clientes).
Segmentos - família de classe média, investidores de kitnets e estúdios, empreendedores, donos de lojas de escritórios e assim por diante.
Outras formas de ofertar valor:
Relacionamento - atendimento pessoal para projetos e serviços, atendimento por e-mail ou WhatsApp.
Canais - equipe de vendas, e-commerce, redes sociais, loja parceira, lojas próprias, etc. Todas são formas de se comunicar e vender para seus clientes.
Atividades-chave - produção de móveis, por exemplo.
Recursos-chave - recursos físicos como máquinas e ferramentas, peças de demonstração ou de estoque. Equipe de produção, venda e administrativo (aquelas pessoas que compõem a sua empresa).
Parcerias-chave - vai depender da estratégia de cada marcenaria, mas podem ser arquitetos e designers, imobiliárias, síndicos de condomínios residenciais e/ou corporativos, lojas de móveis, entre outras.
Estrutura de custos - um campo para:
Aproveite e crie seu quadro de modelo de negócios para você ter uma visão do todo e, assim, estruturar melhor as estratégias para a sua marcenaria.