InícioConteúdosBlogGuararapes apoia projetos na CASACOR Ceará pela primeira vez em 2024
Voltar para todos os posts

Guararapes apoia projetos na CASACOR Ceará pela primeira vez em 2024

Conheça os ambientes Portal, Janelas de Iracema e Bangalô Refúgio na mostra cearense, aberta até 08 de dezembro em Fortaleza

Blog/

null

A CASACOR Ceará começou e vai até 08 de dezembro, na praia de Iracema, com o tema “De presente, o agora”. A mostra reúne projetos arquitetônicos inovadores em uma área de seis mil metros quadrados de área construída, além de uma ampla área externa e arborizada. 

A Guararapes, referência nacional da produção de painéis de MDF, é apoiadora do evento e apresenta o seu produto em três ambientes com propostas diferentes: o Bangalô Refúgio, o Portal e o Janelas de Iracema. 

“Apoiamos diversas edições da CASACOR no país e é sempre interessante ver a criatividade dos profissionais ao utilizar os nossos painéis. Na CASACOR Ceará, por exemplo, os arquitetos evidenciaram características como a sustentabilidade, a sofisticação, o aconchego, e desenvolveram ambientes que dialogam com a cultura local”, comenta Geruza Kaseker, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.

Confira os detalhes dos projetos.

Bangalô Refúgio

Os arquitetos do Estúdio Moai, Raul Tavares e Sérgio Pires, e a artista Andréa Dall'Olio assinam o Bangalô Refúgio, um espaço para a reconexão, descanso e lazer inspirado na simplicidade e na funcionalidade da arquitetura dos bangalôs nórdicos. O projeto adapta essa linguagem estética ao clima e à cultura cearenses, com obras de arte e peças de design local.

O ambiente destaca-se também pelo uso do sistema Light Steel Frame, uma solução que assegura uma construção limpa, sustentável e com mínima geração de resíduos.

Bangalô Refúgio CASACOR CE 2024

Detalhe de quarto no Bangalô Refúgio, de Estúdio Moai e Andréa Dall'Olio para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

“Os painéis de MDF da Guararapes foram escolhidos para compor os fechamentos internos das paredes e do teto, alinhando-se perfeitamente aos princípios sustentáveis do projeto e trazendo uma estética refinada e coesa ao espaço. Utilizamos também nos móveis, que seguem um design minimalista e funcional”, explicam os criadores do projeto.

Os padrões escolhidos foram o Tauari (linha Madeiras do Brasil), Capuccino e Alecrim (linha Colors). O Tauari foi utilizado nos revestimentos internos, nas paredes e no teto, proporcionando acolhimento e serenidade. O uso do Alecrim reforça a intenção de criar um espaço que favorece a calmaria e o bem-estar. O Capuccino acrescenta uma sofisticação visual, aquecendo os ambientes e realçando a elegância do espaço.

Bangalô Refúgio CASACOR CE 2024

Detalhe da cozinha no Bangalô Refúgio, de Estúdio Moai e Andréa Dall'Olio para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

Portal

O escritório Bossa Arquitetura, dos arquitetos Victoria Muniz, Igor Dias e Déborah Ramos, foi responsável pelo ambiente Portal, um living com cozinha integrada e lavabo, com um conceito construído a partir da ideia de que passado, presente e futuro se encontram.

Portal - Bossa Arquitetura

Detalhe da cozinha do Portal, de Bossa Arquitetura para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

“Utilizamos o MDF Savana (linha Dual Syncro) revestindo a parede da cozinha e no mobiliário, para trazer toques de ancestralidade. O Savana remete aos troncos de árvores, e a natureza está muito presente no nosso ambiente. Além disso, trouxemos o MDF amadeirado para a parte mais central do ambiente, a cozinha com pé direito de 2,90m e detalhes curvos. Uma verdadeira joia centralizada no Portal”, explicam.

O MDF Areia (linha Colors) foi escolhido para os armários da cozinha, pois os profissionais buscavam um material com toque suave e acetinado e de cor clara, para deixar o móvel mimetizado no ambiente.

Portal - Bossa Arquitetura

Todo o conforto do living do Portal, de Bossa Arquitetura para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

Janelas de Iracema

O espaço Janelas de Iracema funciona como o hall de entrada de um apartamento, com os ambientes integrados de living, sala de jantar, varanda gourmet, cozinha, lavabo social, área de serviço, ateliê criativo e banheiro.

O projeto é um ode à Praia de Iracema, um local que marcou a vida do arquiteto Gustavo Augusto e que serviu como cenário para sua descoberta pela arquitetura.  O espaço oferece uma experiência contemporânea e interativa, convidando o visitante a conhecer os mais diferentes artistas, designers, fotógrafos e artesãos cearenses.

Janelas de Iracema

Detalhe do ambiente Janelas de Iracema, de Gustavo Augusto para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

Gustavo escolheu o MDF Pau-Ferro (linha Madeiras do Brasil), para os painéis da parede e do teto  e também para detalhes do mobiliário solto. “A madeira escura está em alta na decoração. Ela traz um ar de sofisticação e aconchego aos ambientes, sendo uma ótima opção para quem busca um visual mais moderno e elegante. A minha intenção foi apresentar para meus clientes um projeto mais maduro, fugindo um pouco dos tons amadeirados claros que tanto utilizei previamente”, detalha.

Janelas de Iracema

Detalhe do ambiente Janelas de Iracema, de Gustavo Augusto para a CASACOR Ceará 2024. Fotografia: Fávaro Jr.

Visite os ambientes inspiradores apoiados pela Guararapes na CASACOR Ceará 2024. A mostra acontece até 08 de dezembro na Av. Almirante Barroso, 500 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE.