Conheça os ambientes Portal, Janelas de Iracema e Bangalô Refúgio na mostra cearense, aberta até 08 de dezembro em Fortaleza
Blog/A CASACOR Ceará começou e vai até 08 de dezembro, na praia de Iracema, com o tema “De presente, o agora”. A mostra reúne projetos arquitetônicos inovadores em uma área de seis mil metros quadrados de área construída, além de uma ampla área externa e arborizada.
A Guararapes, referência nacional da produção de painéis de MDF, é apoiadora do evento e apresenta o seu produto em três ambientes com propostas diferentes: o Bangalô Refúgio, o Portal e o Janelas de Iracema.
“Apoiamos diversas edições da CASACOR no país e é sempre interessante ver a criatividade dos profissionais ao utilizar os nossos painéis. Na CASACOR Ceará, por exemplo, os arquitetos evidenciaram características como a sustentabilidade, a sofisticação, o aconchego, e desenvolveram ambientes que dialogam com a cultura local”, comenta Geruza Kaseker, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.
Confira os detalhes dos projetos.
Os arquitetos do Estúdio Moai, Raul Tavares e Sérgio Pires, e a artista Andréa Dall'Olio assinam o Bangalô Refúgio, um espaço para a reconexão, descanso e lazer inspirado na simplicidade e na funcionalidade da arquitetura dos bangalôs nórdicos. O projeto adapta essa linguagem estética ao clima e à cultura cearenses, com obras de arte e peças de design local.
O ambiente destaca-se também pelo uso do sistema Light Steel Frame, uma solução que assegura uma construção limpa, sustentável e com mínima geração de resíduos.
“Os painéis de MDF da Guararapes foram escolhidos para compor os fechamentos internos das paredes e do teto, alinhando-se perfeitamente aos princípios sustentáveis do projeto e trazendo uma estética refinada e coesa ao espaço. Utilizamos também nos móveis, que seguem um design minimalista e funcional”, explicam os criadores do projeto.
Os padrões escolhidos foram o Tauari (linha Madeiras do Brasil), Capuccino e Alecrim (linha Colors). O Tauari foi utilizado nos revestimentos internos, nas paredes e no teto, proporcionando acolhimento e serenidade. O uso do Alecrim reforça a intenção de criar um espaço que favorece a calmaria e o bem-estar. O Capuccino acrescenta uma sofisticação visual, aquecendo os ambientes e realçando a elegância do espaço.
O escritório Bossa Arquitetura, dos arquitetos Victoria Muniz, Igor Dias e Déborah Ramos, foi responsável pelo ambiente Portal, um living com cozinha integrada e lavabo, com um conceito construído a partir da ideia de que passado, presente e futuro se encontram.
“Utilizamos o MDF Savana (linha Dual Syncro) revestindo a parede da cozinha e no mobiliário, para trazer toques de ancestralidade. O Savana remete aos troncos de árvores, e a natureza está muito presente no nosso ambiente. Além disso, trouxemos o MDF amadeirado para a parte mais central do ambiente, a cozinha com pé direito de 2,90m e detalhes curvos. Uma verdadeira joia centralizada no Portal”, explicam.
O MDF Areia (linha Colors) foi escolhido para os armários da cozinha, pois os profissionais buscavam um material com toque suave e acetinado e de cor clara, para deixar o móvel mimetizado no ambiente.
O espaço Janelas de Iracema funciona como o hall de entrada de um apartamento, com os ambientes integrados de living, sala de jantar, varanda gourmet, cozinha, lavabo social, área de serviço, ateliê criativo e banheiro.
O projeto é um ode à Praia de Iracema, um local que marcou a vida do arquiteto Gustavo Augusto e que serviu como cenário para sua descoberta pela arquitetura. O espaço oferece uma experiência contemporânea e interativa, convidando o visitante a conhecer os mais diferentes artistas, designers, fotógrafos e artesãos cearenses.
Gustavo escolheu o MDF Pau-Ferro (linha Madeiras do Brasil), para os painéis da parede e do teto e também para detalhes do mobiliário solto. “A madeira escura está em alta na decoração. Ela traz um ar de sofisticação e aconchego aos ambientes, sendo uma ótima opção para quem busca um visual mais moderno e elegante. A minha intenção foi apresentar para meus clientes um projeto mais maduro, fugindo um pouco dos tons amadeirados claros que tanto utilizei previamente”, detalha.