InícioConteúdosVídeosA importância dos projetos 3D na arquitetura
Voltar para todos os posts

A importância dos projetos 3D na arquitetura

Matheus Melo, diretor comercial do ‪Casoca, compartilha a importância dos projetos 3D, dicas para renderização de imagens e tendências na decoração para 2025

Vídeos/

null

Na arquitetura, gostos e estilos não se discutem. Cada cliente tem as suas preferências, mas todos têm algo em comum: a expectativa de que o resultado seja o mais fidedigno possível ao projeto. Nesse sentido, os projetos 3D desempenham um papel crucial, como explica Matheus Melo, diretor comercial do Casoca e entrevistado do episódio 38 do Podcast Guararapes.

Matheus explica que, por oferecerem uma visualização precisa e detalhada do ambiente, os projetos 3D ajudam a evitar erros durante o processo, economizam tempo e aumentam a satisfação do cliente. “Dados do ArchDaily mostram que apresentar projetos renderizados pode reduzir o tempo de aprovação em até 40% e aumentar a satisfação dos clientes em até 25%”, conta.

Frente a essa necessidade de apresentar projetos cada vez mais realistas, muitos profissionais enfrentavam o desafio de buscar as informações, especificações e imagens dos produtos, que muitas vezes estavam desatualizadas ou espalhadas por diferentes sites dos fornecedores. Há cinco anos, a plataforma Casoca chegou para sanar essas dificuldades.

O marketplace aliado de arquitetos, decoradores e designers de interiores

Ao se estabelecer como uma plataforma de especificação de produtos, o Casoca se tornou uma grande comunidade que reúne especificadores, indústria e lojistas. Dentro da plataforma é possível encontrar produtos em linha, dados e fichas técnicas e preços aproximados, além dos blocos 3D – todos atualizados e padronizados num único local. “Temos 350 empresas parceiras e cerca de 30 mil produtos ativos catalogados. Com isso, os profissionais ganham tempo e eficiência, já que não precisam mais entrar no site de cada fabricante para buscar o que necessitam”, reforça.

Matheus explica que o Casoca é gratuito para os clientes – que já ultrapassam 270 mil –, pois são as indústrias que colaboram para manter a plataforma atualizada, seja com produtos de iluminação, decoração ou revestimentos em MDF. Ou seja, o Casoca é como um grande catálogo online, que otimiza a rotina de profissionais do universo de interiores, permitindo que encontrem com facilidade o produto ideal para seu cliente, utilizem-no nos projetos e negociem diretamente com marcas e lojas no Brasil.

Por meio dos dados de navegação dos usuários, Matheus revela algumas tendências que se manterão na decoração futuramente, como o estilo industrial, materiais em palha e couro e revestimentos ligados a cores naturais. Segundo ele, os dados ainda apontam os cinco MDFs da Guararapes mais buscados: Tauari e Freijó (ambos da Linha Madeiras do Brasil), Carvalho Natural (Linha Naturale), Alecrim e Areia (ambos da Linha Colors).

 

Quer conferir outras dicas e tendências? Assista ao episódio completo do Podcast Guararapes e confira, na íntegra, a conversa com Matheus Melo.