Aumentar as vendas na marcenaria nem sempre implica em conquistar mais clientes, mas sim, em aprimorar a gestão do seu negócio.
Blog/Aumentar as vendas na marcenaria nem sempre implica em conquistar mais clientes, mas sim escolher o nicho certo para o seu negócio, saber divulgar seu trabalho e, ainda, fidelizar aqueles clientes que já trabalharam com você alguma vez.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para você aumentar as vendas na marcenaria.
Mesmo que, hoje, a maior parte dos seus clientes venha por indicação, é essencial estar presente nas redes sociais. Isso porque elas servem como vitrine para a sua marcenaria.
Você também pode investir em vídeos mostrando as etapas de produção, técnica específica, ou trazendo conteúdos que complementam seu trabalho, como tendências em móveis, cores, entre outras.
Outra maneira de divulgar seu trabalho é formando parcerias com arquitetos ou designers de interiores. Assim, a visibilidade virá indiretamente, por meio dos projetos realizados por esses profissionais e com a sua participação na confecção dos móveis.
Um contrato bem feito é capaz de minimizar diversas situações que possam gerar desconforto ou prejuízo, tanto para você, quanto para seu cliente. Além disso, um bom contrato traz segurança e confiança para todos os envolvidos.
No contrato, é importante trazer detalhes do serviço que será prestado, o material que será oferecido, prazos e parcelas e ressaltar as responsabilidades para que ambos possam cobrar aquilo que realmente foi acordado.
Existem 5 maneiras de precificação, veja só:
O preço é baseado em orçamentos de projetos passados, e o foco está na velocidade de entrega do orçamento. Geralmente, esse modelo gera baixas taxas de conversão e às vezes até prejuízo.
Você sabe exatamente o custo do material, está atento à variação de preços, mas não considera os custos fixos da marcenaria e nem seu tempo de trabalho.
Além de levar em conta o custo do material, também coloca na ponta do lápis quanto custa manter a marcenaria, considerando itens como aluguel, luz, impostos, funcionários e outros pontos.
Aquele marceneiro que sabe tirar do cliente informações sobre quanto ele pode e está disposto a pagar, assim como a existência de outras propostas e concorrentes. Por isso também a importância de um bom briefing.
Além de considerar a margem de lucro do projeto atual, também considera as oportunidades futuras, sejam novos negócios com o mesmo cliente ou recebendo indicações.
Para te ajudar, criamos a Calculadora do Marceneiro, com tabelas que envolvem todos os custos que você deve considerar na sua precificação. Assim, você ajusta e define da melhor forma possível o preço do seu projeto.
Quanto mais facilmente o cliente visualizar os móveis planejados, maior é a chance dele valorizar seu trabalho.
O que você precisa levar em conta na hora de preparar seu projeto para a apresentação?
O funil de vendas para marcenaria te ajuda a organizar seus projetos e, assim, aumentar suas vendas. No entanto, se você quiser dar um passo a mais na gestão da sua marcenaria, é importante experimentar alguns aplicativos específicos.
A maioria dos aplicativos oferece uma experimentação gratuita antes de realizar algum investimento.
Portanto, se você deseja aumentar as vendas na marcenaria, estude essas dicas a fundo e crie as estratégias necessárias para colocar tudo isso em prática.
No nosso canal do YouTube, você encontra diversos vídeos com dicas de gestão para sua marcenaria!