Convidamos os profissionais da Metries, empresa especializada na produção de peças renderizadas, para dar algumas dicas sobre a criação de projetos 3D
Blog/A premissa de que uma imagem vale mais que mil palavras é um dos pilares da arquitetura e decoração. Nesse processo, a apresentação de um render de qualidade tem o poder de encantar o cliente, que vê no material a prévia de um sonho realizado. Por isso, investir em uma boa ferramenta e em profissionais especializados na criação de um 3D de qualidade é uma tática para sair à frente no mercado.
Pensando nisso, convidamos os profissionais Eduardo Tonietto, Fernanda Lia Orso e Márcio Luchese da Metries, empresa especializada na produção de peças renderizadas, para dar algumas dicas sobre o assunto. Confira:
Entender as necessidades e desejos do cliente é parte primordial para executar um bom projeto e, também, para apresentar o render. Decidido os detalhes do projeto, é hora de pensar nas especificações técnicas do ambiente a ser demonstrado.
Na hora de realizar a construção virtual é preciso estar atento aos pequenos detalhes, como medidas, proporções e texturas de cada item. Para isso, utilizar técnicas que reproduzam a veracidade dos materiais e objetos escolhidos é importante. “Na Metries decidimos utilizar técnicas de criação de materiais “PBR” (Physically-Based Rendering), em uma tradução explicativa “materiais fisicamente corretos”. Esta técnica nos permite criar materiais que se comportam exatamente como na vida real, dando mais realidade aos nossos resultados” indica Fernanda.
Para fazer o download dos arquivos de todos os padrões da Guararapes para utilizar nos seus projetos no Sketchup acesse este link. Nossa biblioteca está atualizada com nosso portfólio completo e vai garantir maior fidelidade de cor e textura para o seu projeto 3D. Caso trabalhe com o Revit, clique aqui e faça o download do nosso catálogo.
Assim como em ambientes reais, a iluminação faz toda a diferença no resultado do render. Se atentar à potência e cor de cada luz, por exemplo, proporciona o equilíbrio necessário para uma imagem mais bonita. Além disso, Márcio dá uma dica extra: “também é preciso prestar atenção na posição da câmera, assim como suas configurações, uma vez que utilizamos no ambiente virtual câmeras baseadas nos modelos físicos. Dessa forma, valores como ISO, exposição e velocidade do obturador devem ser controlados para retratar o real”.
Assim como nas fotos, o tratamento de imagem é indispensável. Nessa etapa cores e tons são ajustados para que a versão final esteja o mais próximo possível da realidade. “Para que tenhamos total flexibilidade e recursos, decidimos trabalhar com os elementos de render separados e não só com a cena final. Essa escolha nos permite ter acesso de forma independente a cada parte de uma cena (reflexo, refração, luz, sombra, cor e assim por diante). Além disso, tudo isto é gerado em grandes imagens de 32 bits, possibilitando maior profundidade em cada aplicação de recursos de pós produção” explica Eduardo.
Depois do projeto finalizado na casa do cliente, não se esqueça de caprichar nas fotos para divulgar nas suas redes sociais. E se precisar de algumas dicas para fazer fotos bem legais, temos um material exclusivo sobre fotografia de interiores para te ajudar, faça o download clicando aqui.